Acabou o caô! Guerrero encerra drama após 250 dias e estreia pelo Inter

Serão apenas os primeiros minutos em campo, mas Paolo Guerrero viverá cada segundo com a intensidade de quem mata uma saudade engasgada há 251 dias. Após cumprir os últimos oito meses da suspensão por doping, o centroavante enfim fará sua estreia pelo Inter neste sábado, às 16h30, contra o Caxias, pelo jogo da volta da final do Gauchão.

O 6 de abril que marca o início oficial da “era Guerrero” já chega cercado de simbolismo. Nesta data, o Beira-Rio completa 50 anos de vida erguido sobre as águas do Guaíba. O Inter, aliás, entra em campo com a vantagem construída na vitória por 2 a 1 no jogo de ida. A equipe pode perder por 1 a 0 que avança à final.

“Esperei muito por este momento. Me preparei, treinei forte. Sonhei com este dia. Agora chegou a hora. Quero honrar esta camisa e dar alegria para o torcedor colorado. Estou pronto para a luta” (Guerrero, em vídeo publicado pelo Inter)
O peruano pisará o gramado do estádio já com tempo contado, de olho também na partida contra o Palestino. A programação traçada pela comissão técnica do clube é de que o atacante atue por no máximo 70 minutos. Assim, ele estará apto para ser titular novamente na terça-feira, às 21h30, no duelo em que o Inter pode garantir a vaga nas oitavas de final da Libertadores.

Para este sábado, há todo um cuidado com o lado emocional de Guerrero, para que ele não vá além de seu limite para mostrar serviço depois de tanto tempo sem atuar. O peruano não entra em campo desde 29 de julho de 2018, ainda pelo Flamengo, na vitória por 4 a 1 sobre o Sport, pelo Brasileirão. Na ocasião, disputou apenas 16 minutos do jogo.

Suspenso desde agosto do ano passado, o atacante passou a maior parte deste período em Lima, sua cidade natal. O camisa 9 se reapresentou ao Inter em 5 de fevereiro e cumpriu à risca o planejamento da comissão técnica para atenuar a falta de ritmo de jogo. A expectativa é de que Guerrero esteja no nível físico considerado ideal em até sete jogos.

– Ele está ansioso, quer muito voltar a jogar. Sabe que há expectativa, mas é importante que haja o controle emocional, que saiba que vai ter limite dentro dessas partidas. Conversamos para que tenha calma. Ideia é que atue no máximo 70 minutos, para que esteja à disposição na terça-feira. Precisa de seis, sete partidas para atingir o nível ideal – diz o preparador físico Cristiano Nunes.

Guerrero comemora volta em texto no Instagram — Foto: Reprodução / Instagram Guerrero comemora volta em texto no Instagram — Foto: Reprodução / Instagram
Guerrero comemora volta em texto no Instagram — Foto: Reprodução / Instagram

Com Guerrero, Odair tem uma opção “extraclasse” para retomar a figura de um camisa 9 “típico”. O atacante terá a função de reter a bola em pivôs, sem falar no poder de fogo e na presença de área para balançar as redes quando tiver a bola em seus pés. E ainda acrescenta com a experiência da bagagem da Copa de 2018 e da carreira vitoriosa no futebol.

– Acabou essa novela. Guerrero está bem treinado, está bem focado. Temos informação de que o treinador do Peru vem a Porto Alegre ver seu maior ídolo. É mais um fator para levar o torcedor ao estádio. Está louco para entrar em campo. Louco para jogar. É um jogador muito dedicado. É extraclasse – afirma o presidente Marcelo Medeiros.

500 dias de drama
O drama de Guerrero com a punição por doping começa bem antes de sua contratação pelo Inter e supera 500 dias de uma batalha jurídica marcada por idas e vindas. O centroavante foi suspenso por um ano por doping, após exame acusar a presença de um metabólito de cocaína em seu organismo, em outubro de 2017, no jogo contra a Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Em dezembro do mesmo ano, ele conseguiu a redução da pena para seis e voltou a atuar em 6 de maio, ainda pelo Flamengo. No mesmo mês, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) ampliou sua pena para 14 meses de gancho. Mas Guerrero conseguiu efeito suspensivo na Justiça Federal da Suíça para realizar o sonho de disputar a Copa pelo Peru.

Já em fim de contrato, o peruano voltou a atuar pelo Flamengo no segundo semestre do ano passado. Sem acerto para permanecer na Gávea, Guerrero assinou contrato com o Inter por três temporadas. Mas a reativação da suspensão, em 23 de agosto, o impediu de estrear pelo clube. Até este sábado, quando começa a escrever a história pelo Colorado.

INTER X CAXIAS – GAUCHÃO – SEMIFINAL (VOLTA)

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Data e horário: sábado (06/04), às 16h30.
Escalação provável do Inter: Marcelo Lomba; Zeca, Roberto, Emerson Santos e Uendel; Rithely, Rodrigo Lindoso, Camilo (Nonato), Guilherme Parede e Sarrafiore; Paolo Guerrero.
Desfalques do Inter: Bruno, William Pottker e Pedro Lucas.
Escalação provável do Caxias: Luis; Eduardo Diniz, Júnior Alves, Thiago Sales e Samuel Balbino; Juliano, Foguinho, Eliomar e Caio Cézar; Bruno Alves e Júnior Juazeiro.
Desfalques do Caxias: Lee, Muriel, Rafael Gava, Diego Miranda e Ruan
Trio de arbitragem: Jean Pierre Lima, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Tiago Augusto Kappes Diel.
Transmissão: SporTV e PFCI (com Luiz Alano e Batista). O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

ge