Alguns aplicativos de iPhone estão gravando sua tela sem você saber

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma reportagem especial do TechCrunch aponta como alguns aplicativos de iPhone estão gravando a tela dos usuários sem que eles saibam. Apps como Abercrombie & Fitch, Hotels.com, Air Canada, Hollister, Expedia e Singapore Airlines estão usando uma tecnologia chamada “session replay” oferecida pela empresa Glassbox, e que grava tudo o que você faz no seu iPhone.

Com o session replay, o aplicativos conseguem gravar os toques na tela e os textos digitados no teclado. Para “garantir a segurança” de informações como números de cartão e senhas, as entradas de textos são, geralmente, mascaradas.

Mas, segundo o TechCrunch, nem todos os aplicativos que usam essa tecnologia estão realmente mascarando os campos de dados, o que expõe as informações confidenciais dos usuários.

Todas essas gravações de tela passam pelo desenvolvedor do aplicativo por meio dos servidores da Glassbox. Com isso, qualquer funcionário da empresa com acesso a esses servidores pode ver os dados pessoais em questão.

A Glassbox é uma empresa de análise de experiência do cliente, mas não é a única companhia que disponibiliza esse tipo de tecnologia para desenvolvedores de aplicativos. Porém, como os usuários não sabem dessa gravação, a invasão de privacidade é óbvia.

Em relação à Apple, a empresa exige que os aplicativos que fazem parte da App Store atendam à sua política de privacidade, mas nenhum dos apps analisamos especifica em suas políticas que registram a tela de um usuário.

Nenhum app contato pelo TechCrunch confirmou que está gravando as telas dos usuários.

ClickPB