Após críticas de vice-presidente da câmara, Prefeitura reafirma andamento de obras da Barreira do Cabo Branco

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Após críticas do vice-presidente da Câmara, Leo Bezerra ao Portal ClickPB, nesta terça-feira (13), a Prefeitura Municipal de João Pessoa, reafirmou o andamento de obras da barreira do Cabo Branco. As obras estão em fase de construção da rede de drenagem da barreira.

Segundo a PMJP, a obra vai reduzir o impacto das águas das chuvas na falésia. Mais de 150 metros de rede de drenagem já foram concluídos e novas frentes de trabalho devem ser abertas nos próximos meses, o que irá acelerar o ritmo das obras.

A construção da rede de drenagem consiste na implantação de 10 novos trechos, que irão integrar a nova rede já existente no entorno dos bairros Altiplano e Seixas. Com a nova rede, os lançamentos das águas pluviais irão ocorrer em dois pontos de emissão, que serão reforçados para receber a nova rede nas praias do Seixas e Cabo Branco.

Nos trechos finais da rede, as manilhas de 400 milímetros de diâmetros estão sendo substituídas por manilhas de 1.500 milímetros de diâmetro, o que aumentará em quatro vezes o escoamento das águas pluviais.

Os investimentos somam R$ 5,2 milhões. No total, a área terá 1.500 metros de rede de drenagem.

Etapas

O projeto de proteção da barreira está orçado em R$ 65 milhões e está dividido em três etapas, que consistem no enrocamento – colocação de rochas no sopé da barreira, para evitar que o mar continue atingindo a falésia, provocando sua erosão -, a fase de engorda da área de praia e, por fim, a construção de gabiões marinhos intercalados com a linha de corais existentes no local.

clickpb