Árbitros da PB passam por bateria de treinamento antes do Paraibano

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Desta sexta-feira (4) até domingo (6), a arbitragem paraibana estará em ritmo de pré-temporada, assim como os clubes que disputarão o Campeonato Estadual a partir do próximo dia 12. As atividades vão acontecer em João Pessoa, divididas entre o Centro de Treinamento Ivan Thomaz, no Valentina Figueiredo e a Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados. Os trabalhos contarão com a presença do instrutor da Fifa, Paulo Camelo.

Segundo o diretor do departamento de arbitragem da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Arthur Alves Júnior, a proposta é unificar as informações e principalmente proporcionar uma discussão sobre as regras do futebol, para que haja um processo de reciclagem constante do quadro de árbitros da Paraíba.

“Estamos abrindo esta pré-temporada para a participação de todos que integram o quadro de árbitros da FPF e que manifestaram interesse. O futebol é muito dinâmico e por isso tem mudanças constantes, fazendo com que os agentes que diretamente vivem no esporte acompanhem esta evolução. Não é um privilégio da FPF fazer isso. Estamos apenas proporcionando aos nossos árbitros uma oportunidade para que eles participem deste processo”, disse.

O dirigente também comentou que a partir de 2019, o departamento de arbitragem montará um calendário de avaliações para que todos os árbitros que estão em atuação possam ser acompanhados.

Escola

Arthur Alves Júnior também falou sobre a Escola Paraibana de Arbitragem, que começará os trabalhos no próximo mês de fevereiro. A iniciativa já existia no papel, inclusive com regimento, estabelecido pelo interventor Flávio Boson Gambogi em junho de 2018, durante sua passagem pela FPF.

“A primeira turma será iniciada em fevereiro e vamos abrir para todos aqueles que têm interesse em fazer um curso de arbitragem”, resumiu.

*Por Raniery Soares, do Jornal CORREIO.