Botafogo e Fortaleza se enfrentam hoje na Copa do Nordeste com transmissão ao vivo em tv aberta

O Fortaleza recebe o Botafogo-PB nesta quinta-feira (23), às 21h30, pelo primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, na Arena Castelão com transmissão ao vivo da tv tambaú canal 5.

As duas equipes, inclusive, já se enfrentaram nesta edição da competição regional, na primeira fase, em João Pessoa. O confronto terminou com a vitória botafoguense pelo placar de 1 a 0, gol marcado pelo atacante Paulo Renê.

O Botafogo-PB chegou pela primeira vez à final da Copa do Nordeste ao eliminar o Náutico na semifinal, com um placar de 2 a 1, no Almeidão. Já o Fortaleza garantiu seu passaporte, também inédito, para a decisão do Nordestão ao eliminar o Santa Cruz, na Arena Castelão.

O Fortaleza é dono da segunda melhor campanha do regional. O time balançou as redes adversárias em 17 oportunidades e tem um dos artilheiros da competição: o atacante Júnior Santos marcou oito gols, dividindo o topo com Gilberto, do já eliminado Bahia. São cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota (para o Botafogo-PB).

Com 10 jogos disputados no Nordestão, o Belo soma sete vitórias, três empates. Ainda não perdeu na competição. Além disso, tem 15 gols marcados, e apenas cinco sofridos. Para o confronto com o Fortaleza, o time vem com desfalques pontuais.

A partida da volta, que vai apontar o campeão da competição regional, ocorre no dia 29, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Fortaleza – Técnico: Rogério Ceni
Para a partida, Ceni tem como desfalques os atletas que já participaram da competição por outras equipes (Kieza e Juninho). A mudança certa é no gol: sai Felipe Alves para entrada de Boeck. O artilheiro da competição, Júnior Santos, também não estará em campo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

O time de Rogério Ceni vive um bom momento no futebol e agora sonha com mais uma conquista. Herói dos acessos tricolores às Séries B e A do futebol brasileiro, Marcelo Boeck espera mais um título na galeria de taças para dar sequência na grande fase do clube: atual campeão nacional e cearense.

– Todos do Fortaleza lutamos para chegar nesse momento. No ano passado, não participamos por culpa nossa e, esse ano, voltamos e chegamos na final da Copa do Nordeste. Seria um presente muito bonito (o título) não só para o clube, mas para mostrar que não foi só o centenário que nos trouxe títulos, mas o pós-Centenário também. Que a gente possa conquistar mais títulos inéditos e trazer esse troféu para dentro do Pici, que é onde ele deve estar – analisou.

Desfalques: Kieza, Juninho, Tião, Matheus Inácio, Diego Tavares, Ederson e Júnior Santos (suspenso).

Botafogo-PB – Técnico: Evaristo Piza
O Botafogo-PB tem dois desfalques certos para a primeira e inédita participação na final da Copa Nordeste: o volante Rogério e o meia Marcos Aurélio, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, estão de fora. Marcos Aurélio além de suspenso, está lesionado, com um estiramento na coxa de grau 1.

Wellington Cézar vai ser o substituto de Rogério, fazendo a função de primeiro homem – de marcação – do meio de campo. No lugar de Marcos Aurélio, Piza tem dúvidas entre Enercino, que é meia de origem, e Dico, que é atacante de velocidade. Dico, inclusive, já marcou em sete oportunidades nesta temporada e tem sido titular na maioria dos jogos, ao longo das competições em que o Belo tem participado em 2019

No último jogo, Marcos Vinicius – que é titular – e Charles não jogaram. Os dois foram acometidos por uma virose de última hora, já em Natal, antes da vitória contra o ABC, e ficaram no banco de reservas. Charles jogaria no lugar de Fábio Alves, lateral-esquerdo titular, que volta a jogar após ficar fora de combate no fim de semana. Por sua vez, Marcos Vinicius deve voltar a pintar entre os titulares no primeiro duelo da final, na noite desta quinta-feira.

Desfalques: Rogério e Marcos Aurélio (suspensos pelo terceiro cartão amarelo)

Pendurados: Fábio Alves e Nando

Botafogo-PB provável com Dico — Foto: Reprodução

ge