Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Bovespa opera em alta após anúncio da equipe econômica de Bolsonaro

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, a B3, acelerou a alta na tarde desta sexta-feira (16), em meio a ajustes e com os agentes financeiros reagindo positivamente à indicação de Roberto Campos Neto para presidir o Banco Central na gestão do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Por volta das 16h, o Ibovespa subia 2,60%, aos 88.195 pontos. Veja mais cotações.

Perto do mesmo horário, Eletrobras liderava as altas, com avanço acima de 7%. Petrobras, Itaú, Banco do Brasil e Bradesco subiam entre 2% e 3%, e contribuíam para manter o índice no azul.

No último pregão, na quarta-feira (14), o índice fechou em alta de 1,25%, a 85.973 pontos.

Cenário político
Para poder assumir o BC, Roberto Campo Neto será sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal e terá de ter seu nome aprovado. Também precisará passar pelo crivo do plenário da Casa. O presidente do Banco Central tem “status” de ministro. Deste modo, tem foro privilegiado.

Próximo a Paulo Guedes, futuro ministro da Economia do governo Bolsonaro, a partir de 2019, Campos Neto é, atualmente, responsável pela tesouraria do banco Santander.

Na visão da equipe da XP Investimentos, a manutenção de Mansueto no Tesouro e a indicação de Roberto Campos Neto reforçam o perfil liberal da equipe.

A equipe da Brasil Plural acrescenta que Campos Neto, que era diretor de Tesouraria do Santander Brasil, é próximo ao futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua nomeação é mais um sinal de que Guedes terá autonomia na condução da política econômica, conforme nota distribuída a clientes.

Fonte: G1