• (83)98801-4603
  • contato@portalmangabeira.com.br

Bovespa opera em alta após anúncio da equipe econômica de Bolsonaro

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, a B3, acelerou a alta na tarde desta sexta-feira (16), em meio a ajustes e com os agentes financeiros reagindo positivamente à indicação de Roberto Campos Neto para presidir o Banco Central na gestão do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Por volta das 16h, o Ibovespa subia 2,60%, aos 88.195 pontos. Veja mais cotações.

Perto do mesmo horário, Eletrobras liderava as altas, com avanço acima de 7%. Petrobras, Itaú, Banco do Brasil e Bradesco subiam entre 2% e 3%, e contribuíam para manter o índice no azul.

No último pregão, na quarta-feira (14), o índice fechou em alta de 1,25%, a 85.973 pontos.

Cenário político
Para poder assumir o BC, Roberto Campo Neto será sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal e terá de ter seu nome aprovado. Também precisará passar pelo crivo do plenário da Casa. O presidente do Banco Central tem “status” de ministro. Deste modo, tem foro privilegiado.

Próximo a Paulo Guedes, futuro ministro da Economia do governo Bolsonaro, a partir de 2019, Campos Neto é, atualmente, responsável pela tesouraria do banco Santander.

Na visão da equipe da XP Investimentos, a manutenção de Mansueto no Tesouro e a indicação de Roberto Campos Neto reforçam o perfil liberal da equipe.

A equipe da Brasil Plural acrescenta que Campos Neto, que era diretor de Tesouraria do Santander Brasil, é próximo ao futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua nomeação é mais um sinal de que Guedes terá autonomia na condução da política econômica, conforme nota distribuída a clientes.

Fonte: G1