Centro Cultural Casa da Pólvora recebe três atrações nesta terça-feira

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Três atrações movimentam o Centro Cultural Casa da Pólvora nesta terça-feira (11). A partir das 17h, o anfiteatro será da dança de rua com “O sabor do breaking nordestino”, enquanto na Casa da Pólvora, às 19h, será aberta a exposição “Festa do interior” e a performance “Payaso”, às 20h. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), e faz parte do AnimaCentro.

“O sabor do breaking nordestino” reúne vários dançarinos em disputas individuais que serão avaliados pela comissão julgadora. Seguindo alguns critérios, a comissão vai avaliar a musicalidade, a dificuldade, a originalidade, a execução dos movimentos e os fundamentos básicos executados por cada dançarino.

No breaking – um dos quatro elementos da cultura hip-hop, que é formada também por DJ, Graffiti e MCs – as batalhas são essenciais, foi através delas que surgiu a dança e é a forma que os dançarinos usam para se expressarem. Na batalha, não pode haver contato físico dos participantes, onde mostram que conseguem dançar melhor que o seu adversário.

A exposição “Festa do interior” conta com bonecos característicos dos festejos juninos realizados no interior do Nordeste, confeccionados por Babá Santana, além de atrações vindas de Pernambuco, como os bonecos gigantes confeccionados por Sônia Costa. Dentre os personagens retratados, estão Jackson do Pandeiro, Elba Ramalho, Ariano Suassuna, Dona Selma do Coco, Dominguinhos e Mestre Salu.

“Payaso”, com dramaturgia, atuação e direção de Joelton Barros, é uma performance que, através do olhar do palhaço, aborda o medo, a insegurança, os desejos, a vida, a felicidade, os encontros, os desencontros e a busca de si. O artista utiliza elementos do circo – como a figura do palhaço, truques de mágicas –, assim como o teatro físico e recursos da mímica.

O projeto – O AnimaCentro tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada no Parque da Lagoa, Praça da Independência, Praça Rio Branco, Pavilhão do Chá, Galeria Casarão 34, Hotel Globo, Villa Sanhauá, Praça Antenor Navarro e Centro Cultural Casa da Pólvora.

Serviço

“O sabor do breaking nordestino”, exposição “Festa do interior” e performance “Payaso”

Local: Centro Cultural Casa da Pólvora (Ladeira de São Francisco, s/n – Centro)

Dia: Terça-feira (11)

Hora: 17h

Evento gratuito