Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Cerca de 12 mil paraibanos conseguirão sair da ‘fila do SUS’ com programa Opera Paraíba

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Cerca de 12 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba que estão na fila aguardando por uma cirurgia eletiva serão beneficiados pelo programa Opera Paraíba, lançado pelo governador do Estado na manhã desta sexta-feira (11). Segundo o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, 1.700 cirurgias serão feitas ainda este ano.

O governador João Azevêdo descreveu o programa como um projeto ambicioso para zerar a fila por cirurgias eletivas no estado. “Claro que sempre surgem pacientes novos, mas fila como essa que temos agora, de quase 12 mil pessoas não terá mais”, disse.

Serão investidos, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), R$ 6 milhões no primeiro ano do programa, que vai beneficiar usuários de pelo menos 190 municípios paraibanos. O programa será implantado em 12 hospitais da Rede Estadual, contemplando 36 tipos de cirurgias nas especialidades de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral. São histerectomias, cirurgias de hérnia, vesícula e menisco, ente outras.

As demandas deverão ser encaminhadas por cada município, que ficará responsável também pela realização do exame e do transporte para a unidade hospitalar onde será feita a cirurgia.

clickpb