• (83)98801-4603
  • contato@portalmangabeira.com.br

Chef paraibano ganha maior premiação nacional de gastronomia

O chef paraibano João Barreto, da ‘Casa de Cumpade’, restaurante localizado em Campina Grande, ganhou a premiação máxima da gastronomia brasileira do Prêmio Nacional Dólmã, durante a cerimônia ocorrida no último dia 7 de dezembro, no estado de Goiás.

“A importância de ganhar o prêmio é a gente ter a certeza de que toda uma luta e todo um trabalho em defesa do resgate à autêntica cozinha sertaneja, usando tudo aquilo que nosso estado produz sem a ‘glamourização’ de insumos que não são nossos, foi feito. O prêmio veio consagrar que eu foquei naquilo que eu queria, que é valorizar nossas raízes, me orgulhar da cozinha que eu trabalho e da cultural que eu carrego no peito. Sou um campinense apaixonado pela terra que conseguiu tomar notoriedade depois de ser tão criticada”, falou João ao Portal Correio.

Foram indicados cinco chefs para a final da categoria nacional, que premiou o paraibano através da escolha em conjunto dos Membros da Comissão Julgadora. Conforme consta no Facebook oficial da premiação, o Prêmio Nacional Dólmã é um reconhecimento dos Profissionais e das Empresas que se destacam na área gastronômica.

Pratos
“Ganhei a premiação nacional concorrendo como representante da região Nordeste. Criei vários pratos para chegar até a final. O primeiro prato, que foi o que eu apresentei no Enchefs, foi chamado de ‘Baião baião: do Litoral ao Sertão’, usando a carne de sol, banana, feijão verde, manteiga da terra, arroz, leite de coco e outros ingredientes”, explicou.

Festival Fartura
Com o destaque, ‘Cumpade João’, como é carinhosamente chamado, foi convidado a participar do Festival Fartura Belém 2019, um dos eventos gastronômicos mais populares do país. Ele vai representar a Paraíba nos dia 26 e 27 de janeiro na capital paranaense.

Chef Adeilton (Sistema Correio)
O chef Adeliton Meira, do programa Mulher Demais (TV Correio), também já conquistou o Prêmio Nacional Dólmã, em 2014. Na categoria estadual, ele concorreu com outros dois profissionais e foi o grande campeão da Paraíba.

portal correio