CMJP concede Título de Cidadão Pessoense a coronel do Exército

Carioca, coronel Costa Bastos também recebeu a Medalha Cidade de João Pessoa, durante solenidade realizada na tarde desta terça (6), proposta pelo vereador Milanez Neto (PTB)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão solene, na tarde desta terça-feira (6), para entregar o Título de Cidadão Pessoense e a Medalha Cidade de João Pessoa ao coronel da Infantaria Motorizada do Exército Marcos Augusto Costa Bastos. A solenidade foi proposta pelo vereador Milanez Neto (PTB), que entregou as honrarias em representação a seu pai, Fernando Milanez, autor das proposituras quando vereador, em 2015. O evento aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena, sede do Legislativo municipal, e contou com a presença do vereador Carlão (DC), que secretariou os trabalhos.

De acordo com o vereador Milanez Neto, o coronel é merecedor do título pelos relevantes serviços prestados a Capital paraibana e à Paraíba, como um todo, através de ações sociais e educacionais em todo o Estado. “O homenageado é um exemplo para Paraíba e para o Brasil. É uma satisfação ter a honra de entregar essa homenagem que foi proposta por meu pai, em 2015, enquanto vereador, a um homem tão importante para nosso país e para o mundo. Um conterrâneo e autêntico filho de uma terra, que tão bem lhe acolheu e na qual deixou seu legado”, justificou.

O parlamentar fez um relato histórico sobre o homenageado, destacando suas ações e honrarias conquistadas. No exterior, ele foi comandante da Companhia da Brigada de Forças de Paz no Haiti. No Brasil, o coronel Costa Bastos comandou o 4º Pelotão de Polícia do Exército e foi instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). Morando na Paraíba, o coronel comandou o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado e atuou na formação de mais de 500 soldados paraibanos, além de apoiar diversas atividades culturais na cidade de João Pessoa, por intermédio da Banda de Música do Batalhão.

Militar condecorado

O homenageado faz parte da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), do Exército Brasileiro e, graças ao empenho e trabalho realizado, recebeu várias condecorações como forma de reconhecimento por suas atividades pelo mundo, a exemplo da Medalha das Nações Unidas, Medalha dos 50 Anos das Forças de Paz da ONU – Noruega; Medalha da Ordem Militar e Hospitalaria de São Lázaro de Jerusalém – França; e a Medalha de Segurança, Defesa e Integração Regional – Guatemala.

O coronel Costa Bastos revelou que a homenagem é um reconhecimento também ao Exército. Natural do Rio de Janeiro, o comandante destacou ainda seu acolhimento na cidade por uma gente “sorridente, solícita e espontânea”.

“Divido essa honraria com todos que colaboraram com o trabalho que o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado realizou em prol do Estado da Paraíba, ajudando no combate à seca e na segurança de eventos. Expresso grande orgulho e satisfação em ser acolhido com um dos legítimos filhos desta terra. Aproveito para reafirmar os valores inegociáveis da nossa pátria e do nosso povo. Brasil acima de tudo!”, discursou.

A solenidade foi prestigiada por familiares, amigos e colaboradores do homenageado, além de componentes do Exército Brasileiro.

informaparaiba