• (83)98801-4603
  • contato@portalmangabeira.com.br

Crianças do Ação Social Pela Música são convidadas a se apresentar no Theatro Municipal de São Paulo

A tarde desta quarta-feira (28) foi muito especial para os alunos da rede municipal de ensino de João Pessoa que fazem parte do projeto Ação Social Pela Música (ASPM) no bairro Mangabeira. Ao lado do prefeito Luciano Cartaxo, eles receberam a visita do maestro e pianista João Carlos Martins, reconhecido mundialmente pelas suas gravações das obras de Bach. E se a visita ilustre não já fosse o suficiente, eles foram regidos pelo maestro na música ‘We will rock you’ e convidados a se apresentar no Theatro Municipal de São Paulo na próxima temporada da Bachiana Filarmônica Sesi-SP.

João Carlos Martins se apresenta neste sábado no encerramento do 6º Festival Internacional de Música Clássica, que acontece em João Pessoa desde domingo (25). Na ocasião, ele vai reger a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa no concerto que acontecerá no Parque da Lagoa. Nesta quarta-feira, durante a visita, realizada no Centro Cultural de Mangabeira, ele se encantou com o talento das crianças que integram o projeto ASPM e falou da surpresa.

“Não sabia que João Pessoa tinha um projeto tão importante como esse. É emocionante ver o que a cidade está fazendo pela música clássica. Acabei de conhecer e fiquei profundamente emocionado”, afirmou. E a emoção não é para menos, uma vez que ele também tem o projeto ‘Orquestrando o Brasil’, com o objetivo de chegar a mil orquestras parcerias em todo o Brasil. “Mesmo com todas as adversidades que eu tive, continuei na música graças à regência e eu quero devolver à música o que Deus me proporcionou de continuar nela”, disse.

O projeto Ação Social Pela Música (ASPM) chegou a João Pessoa em 2015 e já conta com quatro polos, em Mangabeira, Alto do Mateus, Gervásio Maia e Bairro dos Novaes. Através dele, crianças com idades até 16 anos têm seus primeiros contados com a música clássica e aprendem a tocar instrumentos. Mais do que isso, o projeto tira estas crianças, muitas delas em situação de vulnerabilidade social, das ruas e oferece a oportunidade de um futuro melhor para elas através da música.

“A visita do maestro significa muito para nós, representa a força e potencial que tem o Festival Internacional de Música Clássica, que está inserido em um projeto maior que passa pelo projeto social onde as crianças têm a oportunidade de estudar e aprender um instrumento e isso se incorporar às suas vidas, abrindo novos horizontes para elas. Ele veio conhecer de perto o nosso projeto e nos dá muito orgulho mostrar que João Pessoa está formando novos musicistas preparados para tocar em grandes orquestras como é o caso dos alunos que já estão se incorporando à Orquestra Sinfônica Municipal”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

 

 

joaopessoa.pb.gov.br