Eclipse anular do sol será visível na Paraíba, em outubro

Eclipse solar observado em Matureia no Sertão (Foto: Divulgação/Marcelo Zurita)

Após o fenômeno da Superlua Azul, outro espetáculo que será possível ver no estado paraibano é o eclipse anular do sol, previsto para o dia 14 de outubro.

Esse fenômeno astronômico ocorre quando a lua se alinha entre a Terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda. Isso acontece porque a lua está mais distante da Terra, e seu diâmetro não fica igualado ao diâmetro do sol.

Tanto os eclipses anulares como os totais são visíveis apenas em uma faixa estreita da Terra, numa faixa maior, são vistos como parcial. Ou seja, não é possível ver por completo.

O último eclipse anular do sol aconteceu em junho de 2021, mas não foi visível no Brasil. E em 14 de outubro, o eclipse será visível como parcial em todo o Brasil, mas será visível como anular em uma faixa de Terra que passa pelos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas.

De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, em hipótese alguma deve-se olhar diretamente para o sol, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível. Para olhar diretamente para o sol somente com o uso de filtros solares apropriados.

O Observatório Nacional vai transmitir o eclipse anular do Sol em uma edição do evento virtual “O céu em sua casa: observação remota”. Essa é uma ótima opção para as pessoas acompanharem o evento com segurança.

Portal Correio