Emlur coletou 15 toneladas de equipamentos eletrônicos no primeiro semestre do ano

Você não sabe o que fazer com seus eletroeletrônicos que estão com defeito ou se tornaram obsoletos? Simples, deixe-os em um dos pontos de coleta de lixo eletrônico disponibilizados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). No primeiro semestre do ano, foram coletadas aproximadamente 15 toneladas de equipamentos.

Os materiais foram descartados nos cinco pontos de coleta disponibilizados pela Emlur. Posteriormente, o montante é encaminhado à reciclagem, para retornar à cadeia produtiva.

“Os pontos de coleta de equipamentos eletrônicos foram criados para dar opções de descarte adequado à população e evitar que esses equipamentos sejam jogados em qualquer lugar como terrenos, leitos de rios ou canteiros. Os equipamentos possuem substâncias químicas em sua composição (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) que podem contaminar o solo e a água, além do que podem provocar doenças graves naqueles que tenham contato com esses produtos”, afirma Joacir Júnior, chefe da Divisão de Reciclagem da Emlur.

Todo o material recolhido nesses pontos é repassado à Ecobras, empresa parceira da Emlur, com sede no município do Conde. A empresa é licenciada para o trabalho específico de reciclagem e destinação dos componentes eletrônicos a locais adequados.

Nos pontos de coleta, a população pode deixar aparelhos de TV, ar condicionado, geladeira, ventilador, batedeira, sanduicheira, micro-ondas, aparelhos de celular, monitores, componentes de computadores e seus periféricos ou qualquer aparelho eletroeletrônico que acumule energia.

Os pontos de coleta funcionam no horário de expediente do serviço público municipal – de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira– exceto feriado.

Pontos de Coletas
Núcleo de Serviço Centro Dia (Av. Gouveia da Nóbrega, Bairro do Roger – próximo à entrada principal do Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica);
Sede da Emlur (Av. Minas Gerais, nº 177, Bairro dos Estados);
Núcleo de Serviço da Emlur de Mangabeira (Rua Alfredo Ferreira da Rocha – Praça do Coqueiral);
Núcleo de Serviço da Emlur de Jaguaribe (Rua Floriano Peixoto SN – ao lado do Espaço Mix);
Núcleo de Serviço da Emlur de Tambaú (Rua Aluízio Franca, 49 – nos fundos da Agência Bradesco);
Escola de Línguas CNA (Av. Senador Rui Carneiro, nº 416, Miramar).

Cata Treco – Em casos de aparelho de grande porte, que são difíceis de transportar, a Emlur disponibiliza o serviço do Projeto Cata Treco, que recolhe o aparelho na residência do usuário gratuitamente. É só agendar por meio do teleatendimento – Alô Limpeza.

Alô Limpeza – 0800 083 2425/3214-7628/3214-7660.

Secom\JP