• (83)98801-4603
  • contato@portalmangabeira.com.br

Equipe do Botafogo-PB faz doação de sangue e Hemocentro alerta público sobre baixo estoque

O Hemocentro da Paraíba precisa reforçar o estoque de bolsas de sangue neste início. Segundo a assessoria de imprensa do órgão estadual informou ao ClickPB, o período de férias faz com que os doadores se ausentem em massa e o estoque fica prejudicado.

Nesta sexta-feira (4), atletas e outros profissionais do Botafogo estiveram em mobilização no Hemocentro e doaram. “O “Belo corre nas veias” foi um sucesso! Jogadores, comissão técnica e parte da diretoria do Botafogo esteve no@hemocentro_da_paraiba, em João Pessoa, nesta sexta-feira (4), aos cuidados da Dr. Luciana Gomes, diretora do Hemocentro. A campanha segue nesta sexta e vai até sábado! Mostre que ser solidário é Belo e ajuda a salvar vidas!”, postou o clube, no Instagram, incentivando a doação de sangue.

O ideal é que haja de 150 a 200 doações por dia. Mas, segundo a assessoria do Hemocentro, houve dias recentes em que o número de novas bolsas chegou a ser de apenas 70 por dia. Há baixo estoque para todos os tipos de sangue, ainda segundo o Hemocentro informou ao ClickPB.

Em 26 de dezembro, a coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro, Elaine Santana, já havia explicado no site da Secretaria de Saúde que a falta de sangue no período de transição de ano (dezembro e janeiro) é um problema nacional que se estende até o carnaval. “É importante que todos ajudem continuamente no trabalho de sensibilização da sociedade. O trabalho educativo em prol da doação regular é a melhor maneira de tentar resolver esta questão em longo prazo, pois as ações pontuais são insuficientes.”

Em João Pessoa, o Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h às 17h.

Quem pode doar

– Pessoas com idade de 16 a 69 anos (jovens entre 16 e 17 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal – pai ou mãe). É necessário apresentar um documento oficial com foto.

– O limite para a primeira doação é de 60 anos de idade e peso mínimo de 50 Kg.

– É importante estar se sentindo bem de saúde.

– Outros critérios serão avaliados na triagem clínica.

ClickPB