Estudo traça ranking de melhor internet móvel no Brasil

A OpenSignal revelou, nesta quinta-feira (25), o ranking da internet móvel no Brasil. De acordo com o estudo, a Claro permanece em primeiro lugar e é a campeã nos quesitos de vídeos, velocidades de download (baixar arquivos) e velocidade de upload (enviar), ainda que tenha perdido o posto de menor latência. A TIM segue na segunda colocação, e mantém o título de operadora com a maior disponibilidade de 4G em território nacional. Oi e Vivo não aparecem no pódio.

O estudo considera dados coletados entre 1º de março e 29 de maio de 2019, levando em conta testes de velocidade realizados por quase mil dispositivos em mais de vinte cidades do Brasil, como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo – cujos resultados podem variar de região para região. Entre os cinco segmentos observados estão a disponibilidade de 4G, experiência ao assistir a vídeos, velocidade de download, velocidade de upload e latência.

Confira, a seguir, as operadoras que se destacaram nos cinco quesitos em julho e janeiro de 2019:

Melhores operadoras do Brasil

Segmento Julho de 2019 Janeiro de 2019
Disponibilidade de 4G TIM TIM
Vídeos Claro Claro
Velocidade de download Claro Claro
Velocidade de upload Claro Claro
Latência TIM Claro

Disponibilidade de 4G
A TIM permanece como a principal operadora quando se trata de disponibilidade de redes 4G. Segundo o levantamento, a operadora é a primeira do país a ultrapassar a margem de 80%. Mas o sucesso não se retém à italiana: todas as operadoras apresentaram crescimento durante o semestre quando comparado com o relatório de janeiro.

TIM: 82,4%
Vivo: 72,1%
Claro: 71,9%
Oi: 61,4%
Vídeo
A Claro continua na liderança quanto ao índice de experiência ao assistir vídeos em redes móveis. Em segundo e terceiro lugar, TIM e Vivo se separam por apenas um décimo, com a Oi na última colocação.

Comparado aos resultados de janeiro, houve melhoria nas quatro operadoras, mas os resultados ainda não despertam ânimos.

Claro: 56,9 pontos
TIM: 54,3 pontos
Vivo: 54,2 pontos
Oi: 45,5 pontos
Velocidade de download
Todas as operadoras apresentarem crescimento durante o período, mesmo que isto não signifique mais velocidade, e, sim, melhoria na disponibilidade do 4G do Brasil, de acordo com o estudo. A Claro ainda segue na liderança, com média de 19,8 Mb/s, seguida pela Vivo, com 14,2 Mb/s. Nas duas últimas colocações, a TIM e Oi apresentam 11,6 Mb/s e 8,6 Mb/s, respectivamente.

Claro: 19,8 Mb/s
Vivo: 14,2 Mb/s
TIM: 11,6 Mb/s
Oi: 8,6 Mb/s
Velocidade de upload
Ainda que a velocidade de download esteja acima da casa dos 10 Mb/s em quase todas as operadoras, a realidade não é similar quando se trata de upload. Isto significa que os smartphones levam mais tempo para enviar arquivos, como fotos e vídeos para redes sociais. Neste quesito, a Claro também leva vantagem, em primeiro lugar.

Claro: 6,4 Mb/s
Vivo: 4,6 Mb/s
TIM: 4,4 Mb/s
Oi: 2,9 Mb/s
Latência
Quanto menor a latência, melhor é o tempo de resposta entre o celular e servidores de sites, aplicativos, videoconferência, entre outros tipos de serviços. Em julho de 2019, a TIM ultrapassou a Claro e se tornou a operadora com a menor latência do mercado de telefonia móvel. A Vivo e Oi permanecem nas duas últimas colocações, respectivamente.

TIM: 60,9 milissegundos
Claro: 62,7 milissegundos
Vivo: 69,6 milissegundos
Oi: 72,5 milissegundos

 

 

 

techtudo