I TORNEIO SIMULADO DE XADREZ DO CENTRO CULTURAL DE MANGABEIRA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Ocorreu na noite desta sexta-feira (06) de abril, no Centro Cultural de Mangabeira o I Torneio Simulado de Xadrez. O principal fundamento do torneio é simular as pressões de uma competição, onde administrar o tempo e a concentração são fatores determinantes para o atleta competidor. Desde o ano de 2018 o centro cultural tem aulas de xadrez, onde além dos fundamentos do jogo, os alunos analisam o paralelo entre a filosofia esportiva e cientifica das 64 casas e 32 peças do tabuleiro com a vida.
“Além de entretenimento, o xadrez estimula o raciocínio, controla a minha ansiedade e me ajuda a tomar decisões no cotidiano.” (Tiago Davi – aluno)
O simulado é uma aula que revisa as principais regras, normas e aspectos gerais do jogo na perspectiva de uma competição e que culmina com partidas entre os alunos, tendo simbólica premiação e rating (pontuação) interna.
Neste simulado os oito finalistas tiveram as seguintes colocações:
Tiago Davi – 1º Colocado
Breno Medeiros – 2º Colocado
Mathues Vasconcelos – 3º Colocado
Ricardo Júnior – 4º Colocado
Humberto – 5º Colocado
Bruno Medeiros – 6º Colocado
Thiago Arnaud – 7º Colocado
Gersivan – 8º Colocado

“O estudante de xadrez passa a desenvolver, além da ética esportiva, a cidadania; visão crítica e determinante para decisões; a concentração e o respeito cidadão. Estudar xadrez é poder mergulhar em si e encontrar seu lado forte, suas fragilidades e poder corrigi-las.” (Nando Lopes)
O clube de estudos enxadrísticos é um projeto desenvolvido por Nando Lopes (professor de xadrez) e Lúcia França (coordenadora do Centro Cultural), é gratuito e ocorre toda sexta-feira á partir das 18h. Maiores informações 98817-4314 (whatsapp).