Inteligência Artificial sabe quando motorista quer música ou ar frio

Um novo algoritmo de Inteligência Artificial (IA) torna possível que você escolha sua música favorita e altere automaticamente a temperatura do ar condicionado de seu carro sem tirar as mãos do volante. A Jaguar Land Rover está desenvolvendo um sistema de reconhecimento facial que permitirá aos motoristas ajustar vários parâmetros do carro através das suas expressões faciais.

Usando uma câmera e sensores biométricos, a Inteligência Artificial irá monitorar o comportamento do motorista e modificar as configurações da cabine, como aquecimento, iluminação e mídia. Se o sistema de reconhecimento artificial detectar que você está entediado, ela reproduzirá automaticamente seu podcast ou sua música favorita. E se o piloto estiver começando a cochilar ao dirigir, ela diminuirá a temperatura no carro para se certificar de que tem alguém alerta. Assim, com o tempo, a tecnologia será capaz de aprender as preferências pessoais do proprietário e solicitar respostas personalizadas quando necessário.

A montadora britânica também está desenvolvendo um sistema semelhante para os passageiros do banco traseiro, poderá diminuir as luzes e aumentar a temperatura do encosto dos bancos se detectar sinais de cansaço. Dr. Steve Iley, diretor médico da Jaguar Land Rover, disse:

“Adotando uma abordagem completa para o motorista e implementando muito do que aprendemos com os avanços na pesquisa em torno do bem-estar pessoal nos últimos 10 ou 15 anos, podemos garantir que nossos clientes permaneçam confortáveis, engajados e alertas por trás do volante em todos os momentos, mesmo em monótonas viagens na estrada”.

A Jaguar Land Rover também está atualmente desenvolvendo um outro

No início deste ano, a BMW revelou sua nova tecnologia de reconhecimento de olhar que permite controlar o interior do seu carro usando seus olhos. O sistema – apelidado de Natural Interaction – poderia até permitir que os motoristas reservassem uma mesa em seu restaurante favorito apenas apontando para ela.

Via: FoxNews