Paraíba volta a realizar captação para transplante de coração após 10 anos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma coleta de órgão para transplante de coração voltará a ser realizado na Paraíba após 10 anos. O procedimento será realizado no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, em contato com o Portal Paraíba.com.br, nesta sexta-feira (06).

De acordo com o diretor da Central de Transplantes do Hospital de Trauma, Luís Gustavo, dois rins vão ficar em João Pessoa, o fígado vai para Recife e o coração ainda não está decidido se irá para Brasília, Ceará ou Pernambuco.

A captação do órgão deve acontecer entre as 14h e 16h e de acordo com o diretor de Transplantes se o coração for para Brasília será disponibilizado um avião da FAB e o órgão será levado de helicóptero até o aeroporto. Caso seja encaminhado para Pernambuco, um helicóptero virá de Recife.

De acordo com a assessoria da secretaria de Saúde, o procedimento trata-se de uma coleta. O transplante propriamente dito será feito no estado que receber o órgão, pois o paciente não era compatível com nenhum possível receptor paraibano.

De acordo com Geraldo Medeiros, a iniciativa é um marco para a Saúde do Estado. Ele explicou que uma equipe está se deslocando de Recife para captar o órgão de um paciente paraibano.

“Será um marco, pois faz dez anos que uma operação dessas aconteceu no Estado”, destacou.

PARAIBA.COM.BR