Paraibano pode bloquear ligações indesejadas de telemarketing

Ligações que chegam a qualquer hora do dia e que acabam tirando o consumidor do sério. Quem nunca passou por isso? São ligações de telemarketing ou de números que você nem sabe de onde vêm. O Procon da Paraíba entende que essa prática é abusiva e, por isso, está oferecendo um canal pela internet para o consumidor barrar esse tipo de ligação. É o aplicativo ‘Não Perturbe’. Veja o vídeo acima.

Ana Raquel é uma das pessoas que não suporta mais receber ligações do tipo. Ela conta que há três meses perdeu o sossego. “As ligações são constantes e aleatórias e nunca são para mim, sempre cai quando atendo ou pergunta por outra pessoa, acho que recebo ligações umas 20 vezes por dia”, conta.

O repórter da TV Correio, Bruno Pereira, foi até o órgão conhecer como funciona essa nova ferramenta para o consumidor deixar de ser incomodado com essas ligações. E as empresas que não respeitarem o bloqueio serão punidas.

“O aplicativo foi desenvolvido a partir da lei que foi criada para possibilitar que os consumidores não sejam perturbados por empresas de telemarketing. É muito simples. O consumidor vai até o site (procon.pb.gov.br) e tem um banner ‘Não Perturbe’ e ele vai entrar e se cadastrar”, explicou a superintendente Kézia Cavalcanti.

E se a empresa insistir em fazer essas ligações indesejadas, o consumidor pode protocolar uma reclamação no Procon, que irá punir o responsável com uma multa. ” Caso venha efetuar qualquer ligação ao consumidor, ele vai anotar o número do protocolo e vai registrar no Procon, que vai autuar essa empresa”, informou Kézia.

portalcorreio.com.br