Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Parceria com Secretaria Nacional da Juventude garante cursos de empreendedorismo para jovens paraibanos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Eduardo Carneiro, conseguiu junto a Secretária Nacional de Juventude, Jayanna Nicareta, firmar parcerias para realização de cursos que fomentem o empreendedorismo para jovens. O parlamentar também solicitou a implementação do programa “Espaço 4.0” em João Pessoa. Eduardo está em Brasília desde a última terça-feira (1º), onde cumpre extensa agenda de reuniões.

De acordo com Eduardo, a ideia é proporcionar aos jovens, principalmente os que se encontram em situações de vulnerabilidade, a oportunidade de realizar cursos que possam abrir portas em relação a capacitação, garantindo assim a empregabilidade.

“Estamos alinhados com o Governo Federal, o pensamento de desenvolver nos jovens a paixão por empreender. Tem sido uma bandeira nossa na Paraíba, que também tem sido explorada em todo o Brasil, através da Secretaria Nacional da Juventude. Acreditamos que o caminho para que a nossa juventude saia da ociosidade é a educação e empreender é uma resposta exata para isso. É a junção da educação (cursos) e ação (frutos dos cursos)”, destacou o deputado.

O parlamentar convidou a secretária Nacional de Juventude, Jayanna Nicareta, para participar da Semana Estadual do Empreendedorismo, que ocorrerá no início do mês de novembro, em João Pessoa. Jayanna confirmou presença.

Protagonismo – Eduardo Carneiro solicitou ainda a secretária a ampliação do Projeto “Espaço 4.0” para que João Pessoa também seja contemplada com uma unidade, já que Campina Grande já foi escolhida, juntamente com mais 27 cidades do País. “É importante que a nossa Capital também seja inserida do programa de capacitação para a juventude. João Pessoa não pode ficar de fora”, ressaltou.

O programa Espaço 4.0 é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), que se dará no âmbito da Agenda 4.0, baseada da 4ª Revolução Industrial. Ela leva em consideração os desafios e oportunidades da revolução através da capacitação profissional, acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de aumentar a empregabilidade dos jovens no atual mercado de trabalho.

A iniciativa é oferecida a municípios com alta vulnerabilidade social e juvenil em forma de contêiner, em dois modelos diferentes. O primeiro modelo refere-se ao contêiner de 40 pés, com uma área interna de 26,63m² e 36,93m² de área externa. Já o segundo contêiner a ser oferecido pelo órgão será com duas unidades acopladas, com uma área interna de 26,5m² e área externa 27,32m². A ideia dos contêineres surgiu para que a população e o Governo Federal apostem na economia, rapidez, sustentabilidade, qualidade, inovação e versatilidade.

De acordo com o programa, o Governo Federal é responsável pela doação do contêiner com todos os equipamentos tecnológicos (computadores, notebooks, impressoras 3D, tablets, smart tvs e kits de ferramentas), assim como do mobiliário interno. Além disso, também disponibilizará orientações aos beneficiários.

paraiba.com.br