Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Prefeitura aceitará transferir Lady para Mato Grosso após inspeção de Santuário

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de João Pessoa aceitou o acordo de transferir a elefante Lady para o Santuário dos Animais, em Mato Grosso. A decisão foi acordada nesta sexta-feira (18) durante uma audiência entre a Prefeitura e a Justiça Federal sobre o impasse se ela deveria permanecer no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, ou se deveria ser levada para o Santuário.

De acordo juíza da 2º Vara, Vanessa Figueiredo, o consenso só foi possível após a aprovação de um pré-acordo de que ela pode ser transferida, salvo a aprovação do local ao qual será destinada.

Para a inspeção do Santuário, um representante da bica, provavelmente o veterinário ou outro pessoa da Prefeitura deverá viajar semana que vem para fazer a vistoria do Santuário.

Após essa viagem, será feita uma última audiência no próximo dia 30, às 14 para agilizar o processo de documentação e viabilidade da transferência.

A elefanta Lady vivia em um circo e foi resgatada no ano de 2003 devido aos maus-tratos que sofria. Logo após, ela foi doada e enviada para o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, onde, até hoje, vive sozinha.Em uma enquete feita pelo Portal ClickPB, a população paraibana que acompanhou a a saga da elefante votou favorável pela transferência dela, diante as condições que eram oferecidas ao animal. A maioria dos leitores (78%) disse que Lady deveria ser encaminhada até o Santuário de Elefantes, em Mato Grosso. Já os 22% restantes, defendem que Lady permaneça na Bica.

Confira a íntegra do pré-acordo:

– O Município de João Pessoa concorda em, após a manifestação de seus técnicos sobre a adequação do Santuário de Elefantes Brasil para receber a guarda da elefanta Lady, autorizar a sua transferência para aquele local, mediante ratificação de seu Prefeito;

– As associações autoras concordam em retirar o pedido de indenização por dano moral coletivo e as alegações de maus-tratos dirigidas na petição inicial, caso o Município de João Pessoa concorde com a transferência;

– A visita prévia pelo corpo técnico do Município de João Pessoa ocorrerá entre os dias 22 e 27 de outubro de 2019;

– O IBAMA consultará sua Superintendência no Mato Grosso a respeito da adequação do Santuário para receber a elefanta, podendo acompanhar, por servidor de seu corpo técnico, a visita a ser feita pelo Município;

– A Secretaria de Meio Ambiente do Município de João Pessoa e o IBAMA compartilharão informações na via administrativa a respeito da visita técnica, bem como das conclusões do seu corpo técnico, se entenderem necessário;

– No dia 30/10/2019, às 14h, terá continuidade esta audiência de conciliação, onde a Secretaria de Meio Ambiente do Município de João Pessoa e o IBAMA poderão afirmar sua concordância definitiva com a transferência da elefanta Lady para o Santuário de Elefantes Brasil, a depender da manifestação do seu corpo técnico e mediante ratificação do Prefeito.

clcikpb