• (83)98801-4603
  • contato@portalmangabeira.com.br

Sebrae Paraíba promove visita a equipamentos turísticos de Praia Bela, em Pitimbu

Projeto de consultoria do complexo Praia Bela inclui gastronomia, arquitetura e cuidado com o meio ambiente

O litoral sul paraibano é repleto de paraísos e riquezas naturais ainda desconhecidos do grande público. Um projeto de valorização da área com foco no desenvolvimento local passa, portanto, por uma revitalização dos equipamentos turísticos e espaços arquitetônicos, sustentabilidade e fomento à economia criativa pautada no turismo. É com essa ideia que o Sebrae Paraíba vai apresentar, na próxima terça-feira (11), os resultados da consultoria de melhoria da imagem do Complexo Praia Bela, que fica no município de Pitimbu.

A apresentação dos resultados será a partir das 15h, às margens do Rio Mucatu, e vai contar com uma aula show com o Chef Marcilio Cavalcante e visitação de dez quiosques da praia para degustação dos pratos principais de cada um. A arquiteta e consultora do Sebrae Paraíba, Fernanda Melo, que desenvolveu a consultoria de melhoria da imagem de Praia Bela em parceria com a Prefeitura Municipal de Pitimbu, afirmou que foram priorizadas as necessidades do local, tais como relocação das barracas das margens do Rio Mucatu, ordenamento e controle dos ônibus que levam turistas até o local e criação do prato “carro chefe” de cada quiosque.

Para realizar o trabalho, houve uma imersão de uma semana na Praia Bela para entender a forma de vida dos barraqueiros, garçons e cozinheiros, que envolve diretamente cerca de 120 pessoas. “Os resultados mais relevantes alcançados foram a relocação das barracas respeitando os 30 metros da margem do Rio Mucatu, assim como o alinhamento das barracas, criando uma imagem ordenada. Também fechamos uma rua que existia no local, que foi transformada em ‘Passarela do Mucatu’, apenas para circulação de pedestres e serviços emergenciais, como bombeiros, ambulâncias ou policiamento. Essa passarela terá o piso todo feito de mariscos, já que Pitimbu é conhecida como a terra dos mariscos”, explicou Fernanda Melo.

O projeto também contou com a parceria da PBTur, Dantas Imobiliária, a Cachaça Baraúna, Pousada Aconchego e Associação dos Moradores de Praia Bela. O gerente da Agência Regional Sul do Sebrae Paraíba, Cláudio Soares, destaca que a instituição vem desenvolvendo um trabalho nos municípios do litoral sul com foco no desenvolvimento da região por meio do empreendedorismo, turismo e economia criativa. Além disso, a proposta é fomentar a formalização e inovação dos negócios ali existentes para fortalecer o destino turístico.

“A Associação dos Moradores de Praia Bela tem buscado o apoio do Sebrae no processo de capacitação, atendimento aos turistas e roteirização do destino turístico litoral sul, que contempla o Complexo Praia Bela. Com esse projeto, potencializamos o aspecto da segurança alimentar, a inovação do cardápio e dos produtos ofertados na região, assim como a melhoria dos equipamentos turísticos com os próprios elementos existentes no local. Também fizemos um trabalho de identidade visual da praia e de conscientização para a importância da coleta seletiva do lixo. Esperamos, com isso, fortalecer a região”, afirmou Soares.

Assessoria