Prefeito Luciano Cartaxo participa da Romaria da Penha e pede paz e bênçãos para João Pessoa

25 11 17 Romaria da Penha foto Alessandro Potter08 300x218Um momento para agradecer e renovar a fé. Foi com esse propósito que o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo participou, por mais um ano, da Romaria de Nossa Senhora da Penha, que aconteceu na noite deste sábado (25) e se estendeu pela madrugada do domingo (26).

 

“A Romaria da Penha é um momento de fortalecer a fé, a religiosidade que existe em cada um de nós. Todos os anos venho à procissão pedir paz e proteção para nosso povo e para nossa cidade”, destacou o prefeito.

 

Luciano Cartaxo acompanhou o cortejo ao lado da primeira-dama, Maísa Cartaxo, que ressaltou a importância da união das famílias, tão fundamental para se ter uma nação de paz. “Viemos pedir a bênção de Nossa Senhora da Penha para cada família. Os laços familiares são os alicerces de uma sociedade de paz, de respeito e solidariedade”, afirmou.

 

Superação – O tamanho do trajeto não foi um problema para os devotos, que percorrem os 14 km em busca de superação, principalmente para cumprir promessas feitas à santa. A dona de casa Lúcia Jaira, de 29 anos, é um exemplo. Ao lado do marido, ela levou a filha Taiane, de 3 anos para procissão. “Ela curou a minha filha e hoje estamos aqui para agradecer. Devemos isso a ela”, declarou.

 

Dona Germana Cantalice, de 78 anos, não percorreu nenhum dos 14 km. Impedida de andar, ela assistiu tudo da calçada de casa, na Avenida João Machado, e demonstrou tanto entusiasmo quanto quem seguiu o cortejo. “Sempre fui devota, desde pequena, como toda a minha família. Não posso mais acompanhar, mas é uma benção ter a procissão na minha porta todos os anos. Quando a vejo passando sinto um amor muito grande em meu coração”, contou.

 

A romaria – A tradição de devoção à Nossa Senhora da Penha teve início em 1763, quando o português Sílvio Siqueira fez um apelo à santa para sobreviver a uma tormenta quando navegava no litoral paraibano. A graça foi alcançada e, em retribuição, o navegador ergueu um santuário no local onde desembarcou: a Praia de Aratú, hoje chamada Praia da Penha.

 

Apoio da PMJP – A Prefeitura Municipal de João Pessoa prestou um grande apoio para a realização da Romaria da Penha, com a atuação de diversas secretarias. Para garantir a tranquilidade dos romeiros, a PMJP colocou de plantão equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e Superintendência Executiva de Mobilidade urbana (Semob-JP) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).

 

Prefeitura de João Pessoa