Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Slime caseiro pode ser perigoso para as crianças

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O slime é uma grande febre entre crianças e adolescentes. Trata-se de uma gosma gelatinosa colorida que pode ser comprada pronta nas lojas ou produzida em casa mesmo. Porém, especialistas alertam para os perigos escondidos no slime caseiro, cujo preparo é ensinado em vários vídeos na internet.
De acordo com o alergista e imunologista Nelson Guilherme Bastos Cordeiro, do Departamento Científico de Dermatite Atópica e de Contato da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), o slime feito no próprio lar tem potencial de provocar queimaduras, irritação nos olhos e alergias.

Cordeiro conta que existem alguns elementos básicos usados para fabricar o brinquedo: bicarbonato de sódio, ácido bórico, borato de sódio (conhecido como bórax), cola branca ou de isopor e corantes. Além disso, dá para adicionar espuma de barbear, xampu e sabão em pó. O grande problema é que não há padronização da quantidade desses componentes.

“A mistura de bicarbonato de sódio e bórax causa queimadura em pacientes mais sensíveis quando há exposição prolongada”, alerta Cordeiro. Outras substâncias também ameaçam a pele dos pequenos. “O xampu e a espuma de barbear apresentam um composto chamado metilisotiazolinona. Ele pode gerar dermatite de contato alérgica”, explica o médico.

saude.abril.com.br