Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Tumulto deixa feridos durante cadastramento de comerciantes para a Festa das Neves em 2019

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O cadastramento de comerciantes interessados em trabalhar na Festa das Neves acabou em confusão, com pessoas feridas e denúncia prestada na delegacia, nesta terça-feira (9), em João Pessoa. O procedimento acontecia na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no bairro José Américo, e o conflito foi gerado a partir de supostas irregularidades na distribuição das fichas de atendimento.

De acordo com a presidente do sindicato que representa os comerciantes ambulantes, Márcia Medeiros, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) informou que, neste ano, o número de trabalhadores selecionados para a Festa das Neves seria menor que o do ano passado. Temendo ficar fora da lista, alguns ambulantes resolveram acampar em frente à Cecaf, no intuito de garantir as primeiras fichas. No entanto, ainda conforme Márcia, os funcionários da prefeitura responsáveis por organizar o atendimento priorizaram pessoas que chegaram depois.

Houve confusão. Revoltados, ambulantes quebraram uma porta de vidro. Equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal foram acionadas. Conforme Márcia Medeiros, o conflito continuou mesmo com a chegada das autoridades. Ela relatou que ambulantes foram agredidos com cassetetes e spray de pimenta. A representante dos ambulantes foi até a Central de Polícia Civil prestar queixa pelo ocorrido.

Os comerciantes que estavam mais exaltados e entraram em confronto direto com os funcionários da prefeitura foram detidos.

Outro lado
Zennedy Bezerra, responsável pela Sedurb, acusou Márcia Medeiros de ser a causadora de toda a confusão. Segundo o secretário, foi ela quem chegou atrasada à Cecaf, por volta das 9h, com um carro de som, exigindo que um grupo de associados fosse atendido primeiro. Zennedy não soube confirmar se haverá mesmo redução no número de ambulantes para a Festa das Neves no ano passado. Ele garantiu que, apesar do conflito, o cadastramento segue sendo realizado. Até o meio-dia, 144 trabalhadores tinham sido cadastrados. A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza 200 vagas.

portal correio