Veja onde se vacinar contra sarampo em João Pessoa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma doença grave, com acometimento do sistema nervoso central, o quadro de sarampo pode se complicar com infecções secundárias, como pneumonia, podendo levar à morte. A doença pode ser evitada com a vacinação, disponibilizada na rede municipal de saúde nas Salas de Vacinação, distribuídas nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunização (CMI) – antigo Lactário da Torre.

Para prevenir a doença, a rede municipal oferta a vacina tríplice viral, que protege crianças e adultos contra o sarampo, caxumba e rubéola. Em crianças, a vacina pode ser administrada a partir dos 12 meses, com esquema sequencial da tetraviral aos 15 meses.

Em adultos, a comprovação vacinal deve ser de duas doses da vacina tríplice viral até 29 anos. A partir dessa idade, uma única dose será suficiente para comprovação vacinal até 49 anos de idade. Já os profissionais da saúde, independentemente da idade, devem comprovar duas doses da vacina tríplice viral.

Crianças e adultos em situação de atraso vacinal deverão procurar uma sala de vacina, distribuídas nos serviços da rede municipal, para atualizar o cartão de vacinação. A vacina tríplice viral possui em sua composição três componentes altamente imunogênicos e eficazes, dando imunidade duradoura por praticamente toda a vida. A proteção inicia-se cerca de duas semanas após a vacinação e a soroconversão é em torno de 95%.

PNI

No Brasil, o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), promove proteção contra várias doenças como hepatite A, HPV, pneumonias, raiva, meningite, influenza, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, hepatite B, haemophilus influenzae B, rotavírus humano e tuberculose.

Portal Correio