Grêmio e Flamengo somam quase 200 gols no ano; analisamos os melhores ataques do Brasil

A semifinal da Libertadores entre Grêmio e Flamengo, que começa a ser disputada às 21h30 desta quarta-feira, na Arena, tem todos os ingredientes para dois grandes duelos. Futebol bem jogado, camisa de tradição, atletas de qualidade… E gols em abundância. Os dois times somam, juntos, quase 200 gols na temporada e ostentam os melhores ataques do Brasil.

Jorge Jesus comanda uma potência de exatos 100 gols em 2019, em especial com o trio Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta. Já o Grêmio contabiliza 97 e avança na batida de Everton, Luan e agora Diego Tardelli, novo titular há algumas semanas.

Com base em números levantados pelo Espião Estatístico, o Globoesporte.com apresenta um raio-x sobre os gols dos melhores ataques da temporada até o momento:

Grêmio prioriza lado esquerdo, bola no chão e fim do jogo

O Tricolor tem em sua ofensividade um DNA do time sob o comando de Renato Gaúcho. Desde 2016, apesar de não abrir mão da solidez defensiva, o treinador cobra uma postura de imposição da equipe mesmo fora de casa. Recentemente, por exemplo, bateu o Cruzeiro por 4 a 1 e o Santos por 3 a 0, ambos como visitante.

A preferência é clara. Todos os caminhos levam a Everton Cebolinha. A maior parte dos gols gremistas sai pelo lado esquerdo, espaço onde cai o artilheiro da temporada com 17 bolas na rede. São 49 jogadas criadas pela esquerda, contra 34 pela direita e outras 14 pelo centro.

Desde 2016, o Grêmio prioriza a construção com a bola no chão. São 59 gols feitos a partir do toque de bola contra apenas 29 na bola aérea.

– (O Grêmio) Valoriza muito a posse de bola, isso é fundamental no futebol. Quanto mais tiver com a bola nos pés, menos o time vai cansar. É um dos nossos sucessos. Mas vamos enfrentar uma equipe que joga como o Grêmio. Agora, tenho visto todos os jogos do Flamengo e não vejo uma equipe que jogue contra o Flamengo da forma que o Grêmio joga também. A maioria joga se defendendo – comentou Renato Gaúcho.

O momento do jogo com maior número de gols marcados pelo time de Renato Gaúcho é entre os 30 e os 45 minutos do segundo tempo. Na reta final das partidas, o Tricolor anotou 22 gols, além de outros três nos acréscimos da segunda etapa. Mostra que não falta gás para os gaúchos.

Trio artilheiro, a canhota de Gabigol e o fator segundo tempo

O trio Gabigol, Arrascaeta e Bruno Henrique é responsável por 65 dos 100 gols anotados pelo Rubro-Negro na temporada. Todos foram convocados para Brasil e Uruguai nos amistosos do mês, antes da segunda partida da semifinal.

Mas a estrela que mais brilha é Gabriel. Só ele soma 32 gols, praticamente o dobro do artilheiro gremista Everton. Antes de passar em branco no empate em 0 a 0 com o São Paulo, pelo Brasileirão, havia marcado nos sete jogos anteriores. Reflexo disso, o Flamengo tem mais bolas na rede com o pé esquerdo (46) do que com o direito (33).

O gás do time carioca também está em dia, mesmo que Jorge Jesus dificilmente preserve jogadores. Acumula 61 gols no segundo tempo, frente a 39 no primeiro. E os distribui de forma praticamente igualitária. São 18 até os 15 minutos, 17 entre os 16 e os 30 e 20 entre os 31 e 45.

– Todos estão 100%. Estamos prontos em todos os aspectos. Se outro time optou por poupar, não é um problema nosso. Quem o mister colocar em campo, vai estar em ótimas condições. Temos sede de vitória, sim – destaca o volante Willian Arão.

Grêmio x Flamengo – semifinal – Libertadores
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Data e horário: quarta-feira (02/10), às 21h30 (horário de Brasília)
Provável Grêmio: Paulo Victor; Galhardo, David Braz, Kannemann e Cortez; Michel, Matheus Henrique, Alisson, Luan e Everton; Diego Tardelli.
Desfalques: Geromel, Jean Pyerre, Leonardo, Vizeu e Marcelo Oliveira (machucados).
Pendurado: Jean Pyerre.
Provável Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Desfalques: Diego e Lincoln (machucados).
Pendurado: Bruno Henrique.
Arbitragem: Néstor Pitana, auxiliado por Juan Belatti e Hernán Maidana, todos da Argentina.
Transmissão: TV Globo e GloboEsporte.com, com narração de Galvão Bueno e comentários de Júnior e Casagrande. O GloboEsporte.com ainda transmite análises e entrevistas antes e depois do jogo. O pré-jogo começa às 19h30.

ge