Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Mesmo sem futebol, torcidas crescem nas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Ibope Repucom divulgou, nesta quarta-feira (3), seu novo ranking digital dos clubes de futebol, incluindo, pela primeira vez, o desempenho deles em mais uma rede social: o Tik Tok. E se o futebol brasileiro, em tempos de pandemia, está parado, o mesmo não se pode dizer da movimentação das torcidas. Os 32 clubes brasileiros que já aderiram a essa nova plataforma digital totalizam 1,9 milhão de seguidores. No geral, FlamengoCorinthians e São Paulo lideram o ranking, e a participação deles nessa rede social os consolidou nas três primeiras posições. Mas, em maio, o Fluminense se destacou ao atingir o segundo lugar no crescimento geral, graças ao maior volume de adesões no YouTube entre os 50 clubes que integram o ranking. Tudo em razão da apresentação da contratação do artilheiro Fred.

“A participação no Tik Tok é importante porque atrai uma base jovem de torcedores”, ressalta José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom. “Será importante explorar o prestígio dos atletas, pois são uma poderosa força de influência digital. Os clubes que já aderiram a essa plataforma estão alinhados às melhores práticas globais e vão colher os primeiros resultados de ações direcionadas para o aplicativo”, completa.

Dos 20 clubes da Série A, 17 já aderiram ao Tik Tok – Palmeiras, RB Bragantino e Atlético-GO ou não possuem conta oficial ou não divulgaram seus números. O ranking digital inclui 50 equipes de todas as divisões do futebol brasileiro, com seguidores no Facebook, no Instagram, no Twitter, no Youtube e no Tik Tok.

Os resultados de maio

O Flamengo lidera com mais de 31 milhões de seguidores, vantagem ampliada esse mês pois o clube conta com 1 milhão de seguidores no Tik Tok, ou 52% do total nacional. O Corinthians vem em segundo, com 23,5 milhões; o São Paulo, em terceiro, soma 15,3 milhões de fãs.

O Fluminense, em 12º lugar no ranking digital, ainda tem poucos seguidores no TikTok, mas após o desempenho positivo em maio, deverá ter outros bons resultados em junho, com a chegada de Fred. O clube foi quem mais ganhou seguidores no YouTube, em maio, e teve crescimento expressivo também no Instagram com a volta de seu artilheiro. Em cada uma dessas plataformas os números superaram os 5 mil novos fãs.

A incorporação do TikTok no ranking digital fez com que o Sport, de Recife, superasse o Botafogo do Rio e passasse ao 13º lugar. É o clube do Nordeste com melhor performance digital, com mais de 3,4 milhões de seguidores.

Veja o ranking de maio/2020 com os 20 primeiros colocados:

Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

Por Sergio du Bocage, repórter da TV Brasil