Rebaixados, classificados e atrasados marcam o fim da fase de grupos do Campeonato Paraibano

A 2ª divisão do Campeonato Paraibano teve a sua fase de grupos chegando ao fim nesse domingo. Toda a última rodada aconteceu no mesmo horário… quer dizer, deveria ser assim, mas teve jogo começando mais tarde devido ao atraso na chegada do policiamento. Algo bastante comum, que marcou toda essa etapa da Segundona. Também teve torcida acompanhando time em outra cidade, mesmo com a partida sendo realizada com portões fechadas. Mas também, falando de resultado na bola, a rodada definiu o restante dos classificados para as semifinais e também dos rebaixados para a primeira edição da 3ª divisão da Paraíba

OS JOGOS
Grupo Litoral/Brejo (rodada #7)
Miramar 3 x 1 Spartax (Almeidão)
Confiança-PB 2 x 1 Auto Esporte (Tadeuzão)
Desportiva Guarabira 1 x 2 Internacional-PB (Sílvio Porto)
Grupo Agreste/Sertão (rodada #5)
Sabugy 3 x 0 Nacional de Pombal (José Cavalcanti)
Queimadense 3 x 0 Picuiense (Amigão)
Sport-PB 4 x 0 Femar (Titão)
Recapitulando…
Assim como nos episódios anteriores, o Rolou na Segunda começa recapitulando a rodada do meio de semana, a penúltima da fase de grupos. Por sinal, foi muito importante, já que garantiu a classificação antecipada do São Paulo Crystal, que derrotou o Confiança de Sapé por 1 a 0. A quarta-feira também marcou o rebaixamento do primeiro time, o Spartax, que foi derrotado pelo Auto Esporte, também por 1 a 0. O Grupo Litoral/Brejo foi completado com o empate movimentado em 3 a 3 entre Desportiva Guarabira e Miramar.

No Grupo Agreste/Sertão, quem garantiu a classificação na quarta-feira foi o Sport-PB, que derrotou o Nacional de Pombal por 2 a 0. Enquanto isso, o restante ficou em aberto, já que o Femar derrotou a Picuiense por 2 a 0 e o Sabugy empatou com a Queimadense pelo placar de 1 a 1.

Torcida com portões fechados
A rodada final chegou e o Auto Esporte só dependia dos seus próprios esforços para chegar ao mata-mata. Mas, para isso se concretizar, era preciso empatar com o Confiança de Sapé, adversário direto nessa luta. O Estádio Tadeuzão não poderia receber torcedor, por recomendação do Ministério Público. E, demonstrando uma prova de amor bastante intensa pelo clube, os alvirrubros foram até Sapé apoiar o Macaco do lado de fora do campo do Bicho Papão. Toda essa contribuição, porém, não adiantou, já que o clube de João Pessoa perdeu para o de Sapé por 2 a 1, ficando pelo caminho e amargando mais um ano da Segundona.

Novidade? Falta de policiamento!
Mesmo com todas as partidas marcadas para o mesmo horário, às 15h, os jogos em Sapé e em patos atrasaram bastante por falta de policiamento. Ou seja, duas das seis partidas começaram bem depois do que estava programado. Nada de muito diferente do que aconteceu ao longo da primeira fase da 2ª divisão. Além da polícia, teve ambulância atrasando e até faltando. Realmente não foi fácil conduzir a competição até aqui.

Invasão de campo
Com a vitória e a classificação, o Confiança de Sapé foi comemorar e ganhou o apoio da torcida, que pulou o muro e invadiu o campo para celebrar junto. A cena foi bonita e a festa segue, ao menos até começar a fase semifinal da competição.

Eis os classificados…
Problemas à parte, a bola rolou e definiu os adversários de São Paulo Crystal e Sport-PB, os líderes dos grupos e classificados por antecipação. No Litoral/Brejo, com a vitória do Confiança-PB sobre o Auto Esporte, o time de Sapé garantiu a segunda vaga, com o próprio Macaco, o Internacional-PB e a Desportiva Guarabira sobrando. Enquanto na chave do Agreste/Sertão, quem se deu bem foi a Queimadense, que derrotou a Picuiense pelo placar de 3 a 0. Com isso, Femar, Sabugy e Picuiense ficaram pelo caminho.

… e os rebaixados
Na parte de baixo da tabela, os rebaixados também foram definidos. No Grupo Litoral/Brejo, o Miramar fez companhia ao Spartax, caindo para a 3ª divisão, que vai ser inaugurada a partir da próxima temporada. Já no Agreste/Sertão, grupo que rebaixaria apenas uma equipe, quem caiu foi o Nacional de Pombal.

Vale ressaltar que o Spartax perdeu todos os jogos que disputou na competição, enquanto o Miramar somou oito pontos e quase escapou da queda. Já o Nacional de Pombal, lanterna da chave Agreste/Sertão, caiu com apenas um ponto conquistado.

Semifinais definidas
Com o fim da fase de grupos, os confrontos semifinais estão definidos. O São Paulo Crystal vai encarar a Queimadense, com o primeiro jogo acontecendo em Campina Grande e o segundo em Cruz do Espírito Santo, já que o Tricolor teve melhor campanha. A outra disputa pelo acesso vai ser entre o Sport-PB e o Confiança-PB. O primeiro duelo vai ser realizado em Sapé, enquanto o segundo em Lagoa Seca. As datas e os horários dos jogos ainda vão ser divulgados pela Federação Paraibana de Futebol (FPF).

ge