Saúde reforça importância da vacinação para crianças em idade escolar

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está reforçando junto aos pais ou responsáveis a importância de manter atualizado o cartão de vacinação das crianças em idade escolar. Além do benefício da prevenção, de acordo com a lei estadual n° 11.139, sancionada em junho do ano passado, é obrigatória a apresentação do cartão de vacina da criança no ato da matrícula nas escolas que oferecem ensino infantil na Paraíba.

No caso do matriculado não possuir cartão, ou não estiver com ele atualizado, o responsável terá o prazo de 30 dias para providenciá-lo junto ao órgão responsável, sob pena de comunicação ao Conselho Tutelar para as devidas providências.

Para a secretária de Saúde, Claudia Veras, a lei é muito importante para reduzir o risco de adoecimento, pois o grupo de crianças de até 2 anos é uma população que sempre adoece no âmbito escolar. “A lei contribui com a questão de saúde, de promoção e prevenção. O fortalecimento de estratégias e a identificação das fragilidades… tudo isso é importante para que a gente continue conseguindo atingir a cobertura vacinal nos 223 municípios da Paraíba”, afirma.

Em 2018, a Paraíba conseguiu atingir a meta em todas as campanhas de vacinação estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A caderneta de vacinação é entregue aos pais no momento do nascimento da criança, nas maternidades públicas.

Secom-PB